domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Convite

 Hoje trago um poema...  
  Mais que um Convite,  ele é uma convocação à felicidade e  ao companheirismo, por isso acho tão maravilhoso.

O CONVITE
Oriah Mountain Dreamer
Professor e escritor canadense



Não me interessa o que você faz para viver. Eu quero saber o que você deseja ardentemente, e se você ousa sonhar em satisfazer os anseios do seu coração.

Não me interessa quantos anos você tem. Eu quero saber se você se arriscará a parecer um tolo por amor, por seu sonho, pela aventura de estar vivo.

Não me interessa saber que planetas estão em quadratura com sua lua. Eu quero saber se você tocou o centro de sua própria tristeza, se você tem sido exposto pelas traições da vida ou se tornou murcho e fechado por medo de mais dor! Eu quero saber se você pode sentar com a minha dor, ou a sua própria , sem se mexer para escondê-la ou disfarçá-la ou corrigi-la.

Eu quero saber se você pode estar, com a minha alegria ou sua, se você pode dançar loucamente e deixar que o êxtase até a ponta dos dedos das mãos e pés sem a cautela de ser cuidadoso, de ser realista, para lembrar as limitações de ser humano.

Não me interessa se a história que você está me dizendo é verdadeira. Eu quero saber se você pode desapontar alguém para ser verdadeiro consigo mesmo, se pode suportar a acusação de traição e não trair sua própria alma, se você pode ser faithlessand, portanto, confiável.

Eu quero saber se você pode ver a beleza mesmo quando ela não é bonita todos os dias, e se você pode conectar a sua própria vida a partir de sua presença.

Eu quero saber se você pode viver com o fracasso, seu e meu, e ainda assim estar de pé na beira do lago e gritar para o prateado da lua cheia: "Sim!"

Não me interessa saber onde você mora ou quanto dinheiro você tem. Eu quero saber se você pode levantar-se, depois de uma noite de tristeza e desespero, cansado e ferido até os ossos, e fazer o que precisa ser feito para alimentar as crianças.

Não me interessa quem você conhece ou como chegou até aqui. Eu quero saber se vai permanecer no centro do fogo comigo sem recuar.

Não me interessa onde, o quê ou com quem você estudou. Eu quero saber o que te sustenta, por dentro, quando tudo mais desmorona.

Eu quero saber se você pode ficar sozinho consigo mesmo e se você verdadeiramente gosta da companhia que consegue nos momentos vazios.



Conheci este poema, no casamento de meu sobrinho Rubens. Ele foi escolhido pela Patrícia (sua noiva) para ser a fala principal naquele momento, naquela união, aliás, que foi tudo perfeito, como eles são como casal e agora como Pais da Melissa. 

Nunca vi nada mais bonito, nunca vi frases mais desconcertantes e verdadeiras..mais reais..!!
Tive a sensação ali, que todas nós  mulheres gostaríamos e merecíamos  receber este convite um dia, ou fazê-lo para alguém..
Eu já dei este Convite um dia... E tbem já recebi.

 Espero que muitas pessoas q amo, tenham um dia este convite..um convite de AMOR. Que quer dizer parceria, superação e fé,  cumplicidade e festa, dores e alegrias.  E depois de tudo, depois de tanto, ainda reafirmem o 
convite...em cada amanhecer, não importando como 
tenha sido a noite ou o dia anterior.


Especialmente para Gisella, Bruna, Juliana e Verena. E para uma linda noiva que se chama Yasmim..

Para minhas amigas irmãs Lula, Rita e Rose.
 E para o casal Pat e Rubens.

E para todos aqueles que já receberam o Convite e deram o devido valor.






3 comentários:

  1. Ai madrinha... Realmente esse texto é uma das coisas mais lindas que já vi na vida.. E agora virou parâmetro para nós, não?! Afff! Assim fica mais difícil ser impressionada por alguém! Hehehe.. Mas independente de palavras, achar alguém que realmente aja dessa maneira, se mantendo firme à proposta inicial.. já vale tudo! Bjão e brigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais!!!! Beijo grande, Mariluci

    ResponderExcluir
  3. Na verdade Tia foi a Jess q escolheu e me deu de presente essas lindas palavras! Bjocas

    ResponderExcluir