segunda-feira, 31 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento mundial que teve início em 1977, nas cidades de Yuba e Lodi, Califórnia (USA) com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O movimento consiste em iluminar de rosa Monumentos, locais públicos, ruas, vitrines do comércio e outros equipamentos para gerar discussão na sociedade sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.


Desde 2009, fazem parte do projeto global, a iluminação, com lâmpadas na cor rosa, de monumentos históricos, como a Torre de Pisa (Itália) e Arco do Triunfo (França). No Brasil estarão participando os municípios de São Paulo (Museu de Arte Moderna - MAM), Rio de Janeiro (Cristo Redentor) e a Usina do Gasômetro e o Palácio Piratini, em Porto Alegre, que há três anos recebem luzes especiais, assim como o Memorial JK, em Brasília .



Cristo Redentor com a cor da campanha,
 da prevenção do câncer de mama.















A estufa do Jardim Botânico permaneceu iluminada de rosa, cor oficial da causa, de 1º a 07 de outubro, para sensibilizar a população. Os dez dias de iluminação não comprometeram as plantas dentro da estufa.



Nem todas as mulheres sabem que a mamografia é a melhor forma de identificar precocemente o câncer de mama e deve ser feita pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade. Depois disso, precisa ser feita anualmente, para aumentar as chances de cura.


De acordo com pesquisa encomendada pela Femama, embora a maioria das brasileiras reconheça que o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura de 49% para 75%, ainda existe o desconhecimento que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial


Que cada vez menos, tenhamos esta doença entre nós mulheres..e que Deus abençoe e proteja a todas que já tiveram este diagnóstico.  


Que fiquem curadas, sadias e com uma vida cor de rosa pela frente, amém !








Nenhum comentário:

Postar um comentário