segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MUSEU GUGGENHEIM


 Apesar de várias idas a NY, nunca tinha entrado neste Museu, só tinha ido ao Museu de Arte Moderna. Desta vez eu e meu excelente companheiro de viagem (meu filho) reservamos um dia especial, a véspera do meu aniversário, para visitá-lo. Foi demais!!
 Realização de um sonho,  por menor que seja, é sempre uma alegria indescritível !  






 Criado e fundado por Solomon Robert Guggenheim, que imaginava um edifício capaz de abrigar as grandes transformações que a arte moderna representava e que fosse diferente de qualquer outro museu existente. Para isso, o arquiteto escolhido foi Frank Lloyd Wright, um dos arquitetos mais importantes do século XX. E apesar de ter sido inaugurado em 1959, é uma construção super atual.
O edifício é formado por planos ou camadas que dão a impressão de flutuar umas sobre as outras, mas na verdade é o formato de uma sutil espiral, e os planos formam uma rampa única, fluida e contínua.  A principal característica da obra são as formas puras e orgânicas, que dão unidade à obra estando presentes em várias partes e definindo espaços e fluxos. 
A Clarabóia Central ilumina todo o espaço, fazendo destacar ainda mais as curvas e beleza desta Construção.
 Maravilha para os olhos.
O grande volume em camadas ,
 é uma Escultura em Plena 5 Avenida.
Para quem gosta de Arte e Arquitetura, esse é um programa imperdível em Nova York. Além da arquitetura magnífica, estão expostas lá obras de grandes nomes do século 19 até os dias de hoje, como Chagall, Kandinsky, Paul Klee, Miró, Picasso, Van Gogh, entre outros. O museu não é muito grande, dá pra ver tudo em uma hora e a localização é privilegiada, na 5ª avenida com a rua 89, bem em frente ao Lago Jackeline Onassis no Central Park.


Sair de lá e caminhar pela Quinta Avenida, sem pressa para nada, complementa essa maravilha de passeio !



Nenhum comentário:

Postar um comentário