sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paleta de Cores




As inspirações para a coleção foram variadas, desde os grandes mestres da pintura, os tons sépia da velha Hollywood até as cores vibrantes da ópera chinesa. Segundo a diretora daPantone, Leatrice Eiseman, esta “combinação de cores vibrantes com outras mais neutras é a verdadeira essência das obras de arte.” Desta vez, traduzida em peças que se pode vestir.



Sempre fui apaixonada por cores e pelo poder que elas tem sobre nós..É verdade quando dizem que influencia no nosso dia ! Algumas acalmam, relaxam, outras excitam e nos deixam nervous !! Dizem que algumas estimulam o apetite, outras estimulam o baixo astral, outras nos elevam espiritualmente e por aí vai....
Que na sexta é bom usar Branco, que no sétimo dia de vida do bebê, é dia de usar Vermelho..que Rosa é  cor de mulher e que Azul é a cor dos meninos.  Vermelho é a cor da paixão, e Rosa é a cor do amor..Hoje o Bege virou Nude, e os tons escandalosos viraram neons,ou flúors !!

 As cores podem até mudar de nomes, conforme os tempos e as modas, mas, vão sempre fazer parte de nossas vidas, diariamente dando alegria e vida aos nossos dias, mesmo, que nem notemos..












Na realidade as cores são resultados das ondas de luz que conseguimos enxergar, tanto que a ausência completa de luz faz com que enxerguemos tudo preto.

As Cores Primárias

O amarelo foi batizado durante a Antiguidade devido a uma doença que assolava as pessoas na época, a icterícia. Essa doença deixava as crianças com aspecto amarelado. 
 Com o passar dos tempos a secreção que deixava as pessoas amarelas começou a ser chamada de amarelo.

O azul foi batizado com esse nome devido a uma referencia a uma pedra chamada lápis-lazúli, muito usada na Antiguidade para ornamentar túmulos e obras de arte. Como a pedra era azul, o termo passou a designar a cor.

A última cor primaria foi batizada através de uma associação inglória: antigamente a tinta vermelha era feita a partir de um inseto chamado cochonilha. Como outros métodos de tingimento ainda não eram conhecidos, o coitadinho do inseto era esmagado e usado para tingir. O inseto era chamado de “vermiculum”, que significava vermezinho. Foi essa palavra que originou o vermelho.


Outras Cores
O laranja recebe o mesmo nome da fruta justamente por isso: porque a cor é a mesma exibida pela fruta laranja. O termo foi adaptado do nárandja, em árabe.
Outra cor que recebeu o nome de algum alimento é o marrom, batizado assim devido a castanha portuguesa, que na França é chamada de marron. A cor que a castanha apresentava passou a ser chamada de marrom.
O branco, a cor composta que é o resultado de todas as outras luzes, foi batizada de branco devido ao termo blank de origem germânica. Blank significa polido, brilhante.
O preto é justamente o contrário do branco: a ausência de todas as cores. No entanto, se pegar um conjunto de tintas e misturar vai dar justamente no preto. O termo latino appectoráre originou o apretar, que significa “apertado”. E uma analogia com a mistura de cores de tintas que originam o preto batizou a cor.
Quando algo termina de queimar, sobram as cinzas, um tom intermediário entre o branco e o preto. Para denominar essa cor nada melhor do que chamá-la de cinza.
O verde recebeu este nome devido ao verbo vivere, de origem latina. Esse verbo possuía o significado de estar verde, ou seja, estar nascendo. Como frutas nesses estado eram verdes, assim como outras plantas, o verde pegou e acabou batizando a cor.

COR É VIDA.












Nenhum comentário:

Postar um comentário