terça-feira, 6 de setembro de 2011

Casa de Celebridade

O apartamento paulistano de CostanzaPascolato, ícone da elegância e uma das maiores autoridades brasileiras de moda, possui um riquíssimo acervo de relíquias familiares herdado por Costanza, ano passado com a morte de sua mãe.. E nenhum lugar era mais apropriado que a sua própria casa para abrigar tamanho tesouro.

Maior parte dos móveis, tapetes e obras de arte  foram trazidos por sua mãe em 1945, ano em que ela imigrou da Itália para o Brasil.  Um grande acervo com peças dos séculos 17, 18 e 19 – a estilista, integrante do conselho editorial da Vogue, vive em um apartamento típico do bairro paulistano de Higienópolis, com ambientes amplos e pé-direito alto.



 A artista plástica argentina Maria Luisa Beer foi chamada pela amiga Costanza para fazer uma espécie de curadoria, junto ao projeto de renovação do apartamento.  Ela optou por pintar as paredes das salas com nada menos do que 14 tons diferentes de vermelho, mesma cor, aliás, dos novos revestimentos escolhidos para os sofás.
Seu maior desafio, porém, foi distribuir os 20 tapetes persas pelo imóvel. O apartamento ficou pequeno para tantos objetos. Por isso, Marilu optou por sobrepor os tapetes como em um patchwork. Entre as 38 obras de arte, ganhou destaque um díptico pintado no século 17 pelo jovem Bruegel, filho do também pintor flamengo Pieter Bruegel. A peça ocupa a parede acima de um dos sofás vermelhos.
Na ala íntima, o cinza predomina, enquanto no hall e na biblioteca um verde suave colore as paredes, que abrigam as duas únicas obras contemporâneas do acervo: um lustre de tecido dourado, criado por Ingo Maurer, que ocupa o centro do teto no hall; e uma obra de Marilu chamada Cielo Azul – em referência ao poema de Argensola – que alegra o espaço da biblioteca.
A moda, claro, não poderia ficar de fora da residência de Costanza Pascolato. Por todo o apartamento, há referências ao mundo fashion, como as almofadas da sala, trazidas de desfiles de Dolce & Gabbana ou Armani, e as mudas de oliveira, brinde de uma das edições passadas da São Paulo Fashion Week.





Este Post dedico a 02 mulheres elegantes, classudas e de muito bom gosto, que também fazem parte do mundo da Arquitetura de Interiores. 
Este é p voces, Dayse C. Souza e Fátima Rego .
 Obrigada por estarem constantemente ligadas no Blog. O olhar de vcs, é muito especial..



2 comentários:

  1. É preciso muita coragem e personalidade para ter uma Sala com paredes vermelhas. Uma vez tentei apenas 01parede na minha, ela não permaneceu nem 02 hs !! Foi muito p mim, talvez tenha errado o tom, não sei, só sei que comigo o vermelho é impactante demais , quase agressivo. Quem sabe um dia eu acerte o tom..ou me acostume com ele..
    Enquanto este dia não chega, uso em doses pequenas..pois é uma cor belíssima !

    ResponderExcluir
  2. ANTES DE MAIS NADA OBRIGADA PELO CARINHO......
    A ADMIRAÇÃO PELA AMIGA, DAYSE COELHO DE SOUZA É MUTUA....REALMENTE UMA DAS MULHERES MAIS CHIQUES E DE BOM GOSTO QUE CONHEÇO...CHEIA DE PERSONALIDADE, SUA CASA REFLETE O BOM GOSTO DE QUEM CONHECE E CULTIVA ARTE...
    E VC FIQUE SABENDO QUE LHE ADMIRO, PELO QUE TENHO VISTO DE SEU TRABALHO FUNDAMENTADO E DE INCRIVEL BOM GOSTO.....
    QUANTO AO BLOG, NÃO É FAVOR NENHUM VISITÁ-LO
    DIARIAMENTE....MUITO PELO CONTRÁRIO....É UMA FONTE DE PESQUISA, POIS JÁ VEM ORGANIZADO E OS ASSUNTOS ABODADOS SÃO SEMPRE DE MUITO BOM GOSTO E QUALIDADE....JÁ LHE FALEI QUE NÃO POSTO COMENTÁRIOS PORQUE AINDA NAO SEI COMO FAZE-LO, MAS SEMPRE COMENTO ATRAVÉS DE E-MAIL COM VC....

    E-mail carinhoso recebido da Fátima Rego. Não precisa agradecer mesmo, foi apenas um carinho, p retribuir os elogios do meu blog e as visitas de vcs, que são mais que bem vindas por aqui. Costumo dizer, que em banco de Faculdade, a gente aprende muito, mas, bom gosto, harmonia, sensibilidade e alguns outros conhecimentos que tanto precisamos para nossa Profissão..estes são adquiridos no decorrer da vida naturalmente e alguns já vem de Fábrica !!!! Vcs duas tem estes vários itens de Fábrica, não se compra, não se adquire, é nato !! Bom gosto e classe, nem todo mundo tem a sorte de ter. Também o dom de desenhar, este não veio no meu kit de Fábrica, mas , vcs 02 tbém possuem. Nosso querido amigo em comum Marcelo Holanda, elogiava sempre vcs p mim, e comigo brigava sempre, pois, nem o material eu tinha.... Ele faz muita falta por aqui..

    ResponderExcluir