Um é Advogado, mas preferiu ser artesão. O outro é arquiteto, e enveredou pela trilha do design.Humberto e Fernando Campana, a partir de 1983 começaram a trabalhar juntos em um ateliê que Humberto tinha aberto no centro da cidade de São Paulo em 1979. De lá prá cá, com a produção de uma série de peças de apelo conceitual, passaram a ser notados, e acabaram por ser conhecidos e reconhecidos no cenário internacional do design.
Azul Chair -1993
Poltrona Cone -1997 |
Poucos privilegiados podem se dar ao luxo de ter em casa uma peça dos Irmãos Campana.
O preço é alto, sim. Mas está à altura destes dois paulistas que colocaram o Brasil na vanguarda do design. E o mais engraçado é que tudo começou em uma feira, onde Fernando, 45 anos, e Humberto, 53, compraram um rolo de cordas. Este elemento popular ganhou forma nas mãos dos designers e se transformou na peça Vermelha, cadeira responsável pela projeção internacional da dupla e hoje pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Ursinhos
Panda |
Banco Vitória Régia -2002
Sofá Cipria
Sofá Papel, Papelão e Ferro- 2003
Sofá Boa- 2002
Do design aos materiais, todas as peças têm um ar transformador. Sarrafos, cordas, bonecas de pano e reciclados trazem novas interpretações para móveis e objetos.
- Nas favelas se faz colchões e acolchoados com todo tipo de pedaço de tecido. A gente começou com isso e pensamos em sushi. Diferentes texturas enroladas todas juntas - comenta a dupla ao descrever a série de móveis Sushi (2002/2004) em seu site. É devido a esta versatilidade no uso de materiais, à linha inovadora e à particularidade de seus produtos, que eles são os uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova Iorque .
Sushi Chair- 2002
MELISSA + IRMÃOS CAMPANA
Os Irmãos criaram em parceria com a Melissa, uma grande coleção de sapatilhas e acessórios. De longe, são os Designers que mais assinam modelos da Melissa e estão sempre marcando presença nas campanhas da marca. As sapatilhas desenvolvidas pelos Irmãos ganham os mesmos contornos e os fios emaranhados das suas poltronas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário