quarta-feira, 20 de julho de 2011

Capitonê


      CAPITONÊ

 É um trabalho de tapeçaria com botões costurados profundamente e que sempre esteve ligado à sofás e poltronas tradicionais, com toques 
clássicos.




 Designers e arquitetos atuais têm resgatado do passado essas antigas idéias e cada vez mais se vê esse trabalho nas peças contemporâneas. No último Salão de Móveis de Milão, o capitonê se mostrou a grande aposta do setor decorativo, algo que não se via tão fortemente desde o lançamento da poltrona Barcelona, de Mies van der Rohe, na década de 20.                                                            


Philippe Starck, grande nome do século em design, resolveu abusar dos botões para criar coleções exclusivas de sofás, poltronas e puffs para as marcas italianas Dríade e Cassina.















O capitonê é um dos trabalhos de tapeçaria típicos do estilo Napoleão III e marca o auge da utilização dos tecidos (principalmente os veludos) e couros na decoração francesa.






Lançamento, no Armazém Sofisticatto !

 
No Brasil, por enquanto,não são tão acessíveis, infelizmente... Mas os arquitetos daqui já estão mobilizados para tornar isso mais tropical. Marcelo Roseumbaunn, nome forte do design nacional, criou a linha de sofás e poltrona com capitonê leve para a fabricante Mannes. Sinal que esta têndencia  vai continuar por aqui..

Nenhum comentário:

Postar um comentário