sexta-feira, 8 de julho de 2011

Patricia Urquiola

Patricia Urquiola é considerada a Diva do 'New Design'. Suas criações tem sido aplaudidas nos quatro cantos do mundo como sinônimo de originalidade e elegância.

Patricia Urquiola: ”O design está intimamente ligado ao dia-a-dia” (Vídeo) Patricia Urquiola nasceu em Oviedo, nas Astúrias. Iniciou os estudos de arquitetura  no Instituto Politécnico de Madrid e terminou a sua formação na Universidade de Milão, onde conheceu o conceituado arquiteto e designer Achille Castiglioni. 

Foi a influência desta figura incontornável do design do século XX que acabou por ser determinante na escolha de Urquiola .

Entre 1990 e 1992 Patricia Urquiola trabalhou como professora assistente do próprio ”mestre” Castiglioni no Instituto Politécnico de Milão e na ENSCI (Escola Superior de Criação Industrial), de Paris.  Foi nesta altura que assumiu o cargo de responsável pelo desenvolvimento de produto da marca de mobiliário italiana- De Padova, onde conheceu o recentemente falecido Vico Magistretti, um dos nomes mais importantes na história do design italiano, de quem foi discípula e quem a incentivou a investir fortemente na sua carreira.
 O nome de Patricia Urquiola é incontornável no panorama do design contemporâneo.  Seu nome figura entre os criadores mais 'badalados' da atualidade,  responsáveis pelas colecções da maiores e mais importantes marcas do design de interiores , como é o caso da MorosokartellFoscarini, entre outras. 

Esta distinção, entre inúmeras, que guarda no currículo, evidencia  o dinamismo e as vastas capacidades da designer, cujo trabalho tem se  destacado em áreas que vão além do design de interiores e que passam pela arquitetura e cenografia.



















Patrícia Urquiola herdou da Espanha o gosto por um estilo algo ornamentado e a capacidade de comunicar e construir pontes entre diversas áreas.
É também por esse motivo que se tem desdobrado em diversos projetos, em especial desde que se estabeleceu em Itália, onde diz ter nascido a nível profissional, e onde abriu o seu próprio estúdio, em 2001.
Desde então Patricia Urquiola tem se integrado de forma crescente no mercado do design industrial.
Tem o seu trabalho exposto em diversos locais , um pouco por todo o lado desde Espanha, Holanda, Itália, Bélgica, e no Museu de Arte contemporânea (MoMa) em Nova Iorque, que já adquiriu diversas das suas obras.







               
 Criou algumas Coleções de Móveis para a MOROSO marca Italiana, que é um luxo!






                          Para muitos, Patricia Urquiola, é a Designer do momento.

Móveis de Patrícia, lançados Salão de Milão 2011:



Para Moroso 




Para Kartell

Para Moroso




Nenhum comentário:

Postar um comentário