sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pixels

Maio, 2011


Os japoneses sempre levam a tecnologia para várias áreas profissionais e, na moda, ela veio através de estampas. Mas não uma tecnologia inusitada e completamente nova, na verdade uma bem conhecida de todos nós, os pixels. De longe, as estampas parecem formar florais, poás, xadrez, listras e vários outros desenhos. Vamos aproximar um pouquinho e ver o que essas imagens são realmente?
 Nas roupas, a idéia surgiu de Kunihiko Morinaga durante a semana de moda do Japão. O melhor mesmo é que está tudo em baixa resolução, os calçados e meias não ficam de fora, assim como acessórios e os óculos mostrados na passarela.
No fim do desfile aparecem duas modelos com looks estruturados e os pixels 
deixam de ser apenas estampas.





Os pixels já foram utilizados no design, também como estampas, através de Cristian Zuzunaga. O designer ilustrava tapetes, cadeiras e sofás de maneira divertida e descontraídaNascido em Barcelona, Cristian Zuzunaga estudou design gráfico em Londres, no London College of Comunication e no Royal College of Art.  
O designer espanhol, desenvolve um trabalho muito bacana, tendo como base o Píxel – menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Desde 2004, Cristian olha a cidade como uma metáfora, um organismo vivo que evolui e muda de uma forma que reflete a evolução da sociedade.
Usando a arquitetura das cidades de uma maneira global, como Barcelona, Londres, Nova York ou Xangai, ele constrói um vocabulário visual único, combinando design gráfico com as técnicas de tipografia e serigrafia para criar paisagens visuais coloridos.
Suas criações foram exibidas na Londres, Paris e Milão.
Entre seus clientes, destacam-se Kvadrat, Ligne Roset, Christophe Delcourt, Tate Gallery e Nanimarquina






No Brasil a Imaginarium lançou o tenis,
 com a estampa de pixels, e fez sucesso.


  Foi no Casa Cor SP, no Ambiente de Sig Bergamin que este grafismo Contemporâneo alcançou seu máximo, aqui no Brasil. Um grande Painel atrás da cama faz o fundo colorido e atual de um dos Espaços mais ousados da Mostra, e um dos mais belos, sem dúvida.






Um comentário: