sábado, 2 de julho de 2011

Grafiti- Das Ruas para Casa

Sobre a Arte do grafite

grafite é uma forma de manifestação artística. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa forma temos vestígios da arte desde o Império Romano. O aparecimento do grafite na idade contemporânea foi na década de 1970, em Nova York.
Não existe forma mais democrática de expressão artística do que o grafite. Expostos nas ruas das grandes metrópoles, esta arte já lançou diversos artistas mundo afora. Este é mais um elemento externo que, cada vez mais, vem sendo usado nas ambientações e decorações trazendo um ar urbano ao "lar doce lar".
 Essa arte de rua traz a linguagem das grandes cidades para sala de casa e reforça a preferência daqueles que amam a vida urbana. Diversos artistas tiveram oportunidades de expor seu talento nas empenas de milhares de prédios e muros e hoje expõem seus trabalhos em galerias espalhadas pelo mundo, como OS GEMEOS, Eduardo Kobra, entre outros. 




Alguém diz que isto é uma pintura ?


O grafite traz um resultado incrível de personalização nos ambientes. Oferecer uma parede para um grafiteiro é entregar uma tela em branco para um artista e pode ser que ele extrapole e suba pelo teto com o spray, pincel ou tinta. O mais legal é que os artistas de rua possuem talento nato com aperfeiçoamento autodidata e ganham espaço por terem um traço que caracteriza os trabalhos.
No Brasil


 Os irmãos paulistanos Otavio e Gustavo Pandolfo, 34 anos, conhecidos como a dupla de grafiteiros “Os Gêmeos”, estão fazendo um verdadeiro sucesso fora do país, mostrando o grafite brasileiro. São nossos maiores artistas nesta área.
Abaixo alguns dos trabalhos destes irmãos que revolucionaram a arte do grafite brasileiro.










Os Gemeos participaram  de uma exposição individual de sua carreira apresentada na galeria Deitch, de Nova York.Os desenhos são coloridos e animados, com traços bem originais, a dupla também caprichou na apresentação fazendo algumas esculturas de madeira, o trabalho ficou bem autêntico.
Confira algumas fotos da arte dos Gêmeos na exposição Too Far Too Close em Nova York.



Dos Muros para as Salas 
o Grafite invade as salas e outros ambientes das casas, deixando-os com um ar mais contemporâneo e muito urbano. 









grafite no Brasil está entre os melhores do mundo pela sua ousadia !



Um comentário:

  1. Impressionante!!! Liindo demais!
    Ia querer isso na minha casa.
    Rose.

    ResponderExcluir